Arrow

Saiba o que é o método cientifico.

Posted by Unknown ~ on sábado, 21 de setembro de 2013 ~ 0 comments

Olá alunos, membros e visitantes do Clube de Ciências Valentim. Agora que estamos começando uma jornada em rumo ao mundo da ciência e da experimentação é importantíssimo que você para trilhar por este caminho saiba o que é o método científico, é ele que lhe indicará o norte onde você deve chegar. Se você assiste ou já assistiu o "Sid", um desenho que passa na TV Cutura deve ter observado que o Sid é uma criança curiosa que quer saber por que as coisas acontecem, ele vive sempre questionando os fenômenos que ocorrem à sua volta, ou seja, ele usa constantemente o método cientifico. É assim que você a partir de agora deve pensar, para que tenha êxito na sua nova jornada. Seja um cientista, use o método científico.
Mas o que é mesmo o método científico? A palavra método vem do grego méthodos, que quer dizer “caminho para chegar a um fim”. O método científico é definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
Elemento químico é toda substância que não pode ser decomposta em substâncias mais simples, ou seja, está em seu estado fundamental.
Essa definição foi dada por Boyle e se fundamenta na realização de experimentos e na interpretação de resultados. Esse processo ocorre para todas as leis já propostas até hoje, veja o que é preciso fazer para uma teoria ser aceita no mundo científico:
1.     A observação.
Não é preciso ser um cientista para ter este hábito: o de observar, todos nós fazemos isso o tempo inteiro. Uma observação pode ser feita a olho nu (simples) ou pode exigir a utilização de instrumentos mais avançados. Mas a diferença ao se estudar Ciências, é que as observações precisam ser precisas e cuidadosas, nos mínimos detalhes.
Exemplo: Por que sentimos sede?
2.     Hipótese.
É uma possível explicação para um fenômeno e também deve ser testada por um grande número de experimentos. Primeiramente, o pesquisador deve propor ideias lógicas ou suposições para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolver experimentos que testem essas hipóteses. Se confirmadas, as hipóteses podem gerar leis e teorias.
Exemplo: Quando corremos, respiramos, fazemos xixi ou suamos, nosso corpo perde muita água, e para não ficarmos desidratados, nosso organismo produz hormônios que nos dão a sensação de sede, avisando que precisamos beber água.
3.     Lei
Depois de constatado um fenômeno você poderá descrevê-lo em forma de enunciado, mas uma lei só pode ser formulada após certa quantidade de observações semelhantes. Uma lei tem a característica de descrever eventos que se manifestam de maneira invariável e uniforme.
Exemplo: A desidratação do nosso organismo sempre provocará a sensação de sede em nós.
4.     Teoria.
Depois que a hipótese é testada por vários experimentos, ela pode dar origem a uma teoria ou modelo.

Exemplo: Modelo atômico de Dalton, Teoria de Lavoisier.

A teoria deve responder não só às questões iniciais e as que surgirem durante seu fundamento, mas deve permitir previsões sobre futuros experimentos que podem vir a modificá-la.

Sendo assim, a teoria pode ser definida como sendo um modelo científico criado por meio de experimentos.
Em suma, o Método Científico consiste em estudar um fenômeno da maneira mais racional possível, de modo a evitar enganos, sempre buscando evidências e provas para as ideias, conclusões e afirmações. É um conjunto de abordagens, técnicas e processos para formular e resolver problemas na aquisição do conhecimento.
Texto original: Líria Alves. Graduada em Química
Adaptações: José de Ribamar.


Related Posts

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário.

Follow on G+

Followers